A Prefeitura de Contagem, por meio da equipe de Zoonoses, iniciou, na manhã de segunda-feira (10), a aplicação de carrapaticidas nos cavalos na regional Nacional. Essa é mais uma das medidas usadas no combate ao carrapato-estrela, vetor da febre maculosa.
“Estabelecemos dois pontos para que seja feito esse banho com carrapaticida nos animais. Os proprietários devem levar seus animais para que façamos um cadastro e, em seguida, o banho, evitando assim que esses animais sejam hospedeiros do carrapato. É importante ressaltar que os bovinos e equinos são transportadores dos carrapatos. Eles não são os amplificadores da doença, porém, fazem o processo de transporte do carrapato”, destacou o diretor de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses de Contagem, José Renato de Rezende Costa.
De acordo com levantamento feito na regional, são esperados mais de 100 cavalos para receber a aplicação do carrapaticida, que está sendo feita nos ecopontos Carajás (rua Pedro Álvares Cabral, s/n, bairro Carajás) e Amendoeiras (rua Francisco Norberto da Costa, s/n, bairro Pedra Azul), de segunda a sexta-feira, no horário de 9h às 16h.
Gilmar Adalberto Barbosa da Silva, 57 anos, trabalha como carroceiro há 32 anos e foi um dos primeiros a chegar ao ecoponto com seu cavalo. “Sempre tratei bem meu cavalo, aplico remédio para prevenir doenças, mas nem todos têm esse cuidado. Trouxe o meu logo cedo e espero que os outros carroceiros da região também possam vir e ajudar nesse combate à febre maculosa”, disse.